Não é mais segredo para ninguém que uma identidade visual bem construída e um bom material gráfico são muito importantes para quem quer passar uma imagem mais profissional para os clientes e vender mais. A necessidade da criação de um material gráfico ou publicitário se dá quando existe um objetivo comercial, institucional, político, educacional, governamental ou artístico para a promoção ou venda de um produto, uma marca, uma empresa ou um serviço.
“A Identidade Visual de uma empresa deve ser elaborada de modo a traduzir sua personalidade e atrair o público alvo”
Presente em todo o material impresso e virtual relacionado à empresa, o designer gráfico é quem cria e define aplicações de logotipos e suas variações. Isso vale desde a marca d’água do papel da empresa até desenvolvimento de letreiro fachada externa do edifício.
Afinal, o que é uma Identidade Visual?
Sua empresa, assim como você e as pessoas à sua volta, precisa de uma identidade própria: algo que a defina e a torne única. No contexto empresarial, a identidade visual é o conjunto de símbolos e elementos, principalmente gráficos, que é concebido para representar os valores e ideais do empreendimento e apresentá-los ao cliente.
Fazem parte desse conjunto itens como a logo, a tipografia, as cores escolhidas e o modo como interagem, os materiais promocionais (cartões de visita, flyers e afins), além de muitos outros elementos presentes no ambiente da empresa.
Qual é a importância da identidade visual para o seu empreendimento?
Criar uma identidade gráfica equilibrada, marcante e versátil é o primeiro passo para transmitir confiança e estabilidade ao cliente, além de facilitar a identificação da sua empresa nos mais variados locais. Pense no case da Coca-Cola: o rótulo vermelho com a clássica tipografia em branco é reconhecível à distância, em qualquer lugar do mundo, fixando a marca na memória visual dos clientes e ajudando a gerar bilhões de dólares por ano em vendas.
Como criar uma Identidade Visual de qualidade?
Tudo começa com o desenvolvimento de seu logotipo: pense nos valores que sua empresa possui, na missão e nos ideais que quer transmitir. Tente desenvolver uma imagem simples e de fácil reprodução em variados tamanhos, combinada com uma tipografia adequada, sem “firulas”. No mundo do design, menos é mais.
O próximo passo é a escolha da paleta de cores a ser aplicada em toda a comunicação visual. As cores têm uma importância vital em qualquer área, e cada uma desperta uma reação específica em quem as vê. É importante pesquisar bem os significados evocados por cada uma para saber qual usar, de acordo com fatores como seu público-alvo e área de atuação.
Um exemplo prático desta aplicação: empresas de construção civil dão preferência a cores sisudas e sólidas, como tons escuros de azul, preto e cinza. Já companhias alimentícias focam em tons energéticos, que atraem atenção e despertam o desejo de compra, como vermelho, amarelo e laranja.
Outros passos incluem padronizar os impressos promocionais da empresa e estabelecer um padrão diferenciado na decoração da loja física, por exemplo (busque inspirações observando projetos de fachadas comerciais). Se você tem uma loja virtual, refaça o layout: tudo tem de seguir o padrão definido, com vistas a transmitir a mensagem que sua empresa quer passar.
Neste post, você pode avaliar sobre a importância da identidade visual para as empresas e te demos dicas para criar a sua própria de forma simples e impactante. Caso você tenha dúvidas ou se sinta inseguro para conduzir todo o processo de criação sozinho, considere buscar a ajuda de designers profissionais. Eles saberão criar uma identidade completa e coesa a partir de um rascunho ou mesmo das ideias trazidas pelo cliente, garantindo um lugar de destaque para seu empreendimento no imaginário do público!
Se sua empresa ainda não tem um bom material visual desenvolvido, fale conosco, estaremos prontos para lhe atender!
Até breve!