Neste post, vamos fazer um comparativo para te ajudar a entender por que contratar uma agência especializada pode ser a melhor alternativa, mesmo com tantas possibilidades gratuitas disponíveis na internet. Acompanhe!
Por que ter um site pago?
Apesar de a possibilidade de criar um site gratuito parecer uma vantagem e tanto, essas plataformas possuem diversas limitações que podem passar uma imagem negativa do seu negócio. A impressão que comumente fica é a de amadorismo, então considere se vale realmente a pena arriscar.
Ao contratar uma agência desde o início das suas atividades on-line, você não só eliminará alguns riscos, como terá vantagens competitivas e evitará perdas desnecessárias de tempo precioso, que poderá ser melhor aproveitado na operação da empresa.
Ainda assim, algumas pessoas apresentam certas objeções quanto a ter um site desenvolvido por profissionais. Duas das mais comuns são:
É preciso ter conhecimentos técnicos?
É claro que ter esses conhecimentos ajuda bastante na montagem de um site próprio. Todavia, eles também são necessários ao se criar um site gratuito, e a ajuda e o suporte oferecido por profissionais do ramo são bem superiores.
A hospedagem é paga?
Sim, mas os preços estão longe de serem exorbitantes. Considere a relação custo-benefício e você verá que compensa muito ter um site desenvolvido por profissionais.
Além disso, felizmente os custos necessários diminuíram, enquanto os benefícios (como os descritos acima) só cresceram nos últimos anos! A seguir, aprofundamos em mais 10 vantagens de se ter um site realmente profissional. Confira:
Impeça propagandas indesejadas
Uma das maiores vantagens de contratar uma agência do ramo é que os visitantes do seu site não têm que lidar com anúncios indesejados. Essas propagandas, na verdade, são usadas em troca da hospedagem gratuita e podem fazer com que seu site pareça pouco profissional. Além disso, atrapalham a experiência de navegação dos seus clientes.
Liberdade para vender anúncios
Muitos serviços gratuitos não permitem que você faça publicidade ou gere receita a partir de anúncios. Esse é um sério obstáculo para quem tenta operar um site de negócios. Ao ter um site pago, você pode ganhar dinheiro com publicidade e, assim, compensar os custos de hospedagem ou até mesmo lucrar ao vender mais anúncios, a depender dos seus objetivos.
Melhor serviço de atendimento aos clientes
O investimento num site profissional garante que seus clientes recebam melhor atendimento. Sites gratuitos geralmente não oferecem suporte técnico. Isso faz com que seus visitantes recebam pouca ou nenhuma ajuda e sejam direcionados para a página de “perguntas frequentes”.
Ou seja, além de não oferecer respostas, seus clientes podem avaliar negativamente sua empresa por terem que encarar uma lista de perguntas genéricas que não solucionam seus problemas.
Limitação de espaço
Contar com espaço para uma grande quantidade de dados talvez pareça algo secundário agora. No entanto, pode evitar futuras complicações.
Serviços gratuitos oferecem de 5 a 10 MB de espaço e, caso queira expandir seu site futuramente, você terá que passar por procedimentos demorados até que mova todo o conteúdo para um host pago.
Ambiente on-line seguro a seus visitantes
Utilizar um servidor seguro é essencial para empresas que precisam ter um site para vender produtos ou oferecer serviços.
Consumidores não compartilham dados de cartão de crédito se não tiverem certeza que o ambiente é seguro, e os hosts gratuitos não oferecem servidores web confiáveis.
Nome de domínio próprio
Se quiser usar um domínio próprio, sem a obrigatoriedade de incluir o nome do seu host gratuito, você terá que escolher um site pago. Caso contrário, a URL do seu site será: www.nomedoseusite.nomedaempresaquefornecehostgratis.com.br
Em vez de, simplesmente, www.nomedoseusite.com.br
Isso é ainda pior do que ter um endereço wordpress.com ou blogspot.com! Como seus clientes se lembrarão do seu site se ele tiver um endereço desse tipo? Certamente não fará maravilhas para seu negócio on-line.
Site personalizado para o seu negócio
Ao contratar uma agência profissional, além de poder usar o próprio domínio, o layout do seu site será personalizado para o seu setor de atuação. Normalmente agências que trabalham de forma profissional e ética não oferecem templates prontos, onde você e outras pessoas podem estar comprando o mesmo layout.
Aqui na Agência Markup, realizamos uma breve análise de mercado para verificar as tendências de estilo, linguagem e navegabilidade pertinentes ao seu negócio. Um design exclusivo é uma ótima maneira de tornar seu site único e valorizar a marca. Sites gratuitos não oferecem essa vantagem. Você só consegue utilizar os modelos oferecidos com muitas limitações de personalização.
Plugins
Sites gratuitos impõem restrições e não permitem que você instale plugins livremente. Plugins são componentes que incluem funções adicionais a um software existente.
Em outras palavras, os plugins permitem a execução de várias funções, tais como redução de spam, exibição de comentários recentes, criação de formulários de contato etc.
Backup de dados
Host pagos realizam backups diários (ou ao menos semanais) dos seus dados. Por outro lado, ao fazer um site gratuitamente, você não terá nenhuma garantia de que qualquer backup vai ser feito. Além disso, não há como saber se os data centers desses hosts gratuitos são apoiados por geradores de energia. Portanto, você correrá o risco de perder dados importantes caso ocorra algum desastre ou “apagão”.
Recursos ilimitados
Sites gratuitos têm recursos limitados. Isso resulta em um desempenho lento, especialmente ao lidar com grandes volumes de tráfego e várias páginas.
Além disso, você não terá acesso a ferramentas importantes como Painel administrativo, e carrinhos de compra profissionais — exatamente o oposto do que ocorre quando você paga por um site profissional!
Controle sobre o seu site
Seu site estará submetido aos caprichos e desejos da empresa que oferece host gratuito se você optar por fazer um site de graça. Além disso, sem a experiência necessária será difícil desempenhar uma boa atividade, criando um site atrativo e profissional.
Outra vantagem é estar no controle: você pode administrar por exemplo o seu próprio blog, ter opção de chat online, atualizar seus dados de contato, etc.
Também conhecerá o caminho percorrido pelos seus visitantes graças a estatísticas fornecidas pelo Google Analytics.
E aí, achou dessas dicas? Entre em contato conosco e saiba como sua empresa pode se beneficiar de um site desenvolvido para gerar resultados!
Até breve!