Na verdade, estar ou não nas redes sociais vai depender muito do ramo do seu negócio. Algumas empresas por exemplo estão nas redes sociais porque alguém disse que seria importante para conseguir mais clientes ou aumentar a visualização da sua marca, porém, para alguns setores os retornos das ações de marketing nesse meio são ineficazes.
Antes de agir nas redes sociais é necessário saber sobre o seu público alvo, eles estão presentes e interagem nas redes sociais? Em quais redes? É muito difícil por exemplo você encontrar empresas de serviços técnicos ou de engenharia presentes nas redes sociais mais comuns como facebook e instagran, no entanto, elas são facilmente encontradas no Linkedin, que é uma plataforma especificamente criada para assuntos de relacionamento profissional e networking de negócios. Para encurtar o assunto, pense nas respostas para as perguntas abaixo:
Para que estar lá?
Você quer manter contato com clientes, é isso?
Seu cliente está lá?
Em quais e em quantas redes sociais você estará?
Como você vai engajar seu público?
Você terá conteúdo relevante para compartilhar?
Vale o esforço?
Quanto você pretende investir em patrocínio?
Além do mais, ao criar páginas em várias redes sociais diferentes, tenha em mente que você precisará dispor de tempo para gerir cada uma das estratégias. Não adianta manter páginas em diversas mídias sociais se você não possui tempo/equipe para geri-las.
Até breve!