A confiança e a credibilidade dos clientes em uma loja virtual são vitais para manter o seu empreendimento rentável e fazer os negócios crescerem. Devido à grande acessibilidade que o e-commerce tem, oferecer segurança para que os seus clientes possam ter confiança na hora de efetuar as compras é fundamental. E é justamente sobre isso que vamos falar no post de hoje.
Quer saber mais? Então, vamos lá!
Por que se preocupar com a segurança no seu e-commerce?
Existem muitos oportunistas espalhados na rede à espera de falhas em sistemas de transações comerciais para roubar dados e, com isso, dinheiro. Os problemas relacionados a este tipo de ação trazem inúmeros prejuízos tanto para a empresa onde o furto aconteceu, como para o cliente que foi lesado.
Ainda existem muitas pessoas com medo de realizar compras na internet pela falta de confiança em um processo que ainda é visto como novo. E é por esse motivo que você precisa reforçar a segurança de seu e-commerce, demonstrando credibilidade para que consiga alcançar novos consumidores.
Quais são os riscos a que o seu e-commerce estará sujeito?
Existem na internet programas maliciosos — os chamados “malwares” — que se infiltram no servidor para acessar o banco de dados das lojas virtuais. Eles agem para modificar os layouts, informações do site, como preços, produtos, logins e roubar os dados de cartões de créditos e informações dos clientes.
Tenha um Certificado Digital (SSL)
Todas as empresas que trabalham com dados pessoais de seus clientes devem ter certificados digitais para proteger estas informações. Sua função é criptografar mensagens enviadas entre empresa-cliente e cliente-empresa, e só há a descriptografia das informações quando a mensagem é recebida pelo seu destinatário. Portanto, mesmo que haja interceptação do que está sendo transmitido, não será possível ter acesso ao conteúdo.
Após adquirir um certificado, sua página na internet será exibida com o protocolo HTTPS, onde este “S” corresponde a segurança. Existem também outras certificações como o SSL EV, que é mais abrangente por realizar uma validação estendida que confere a veracidade dos dados da empresa e se ela é realmente dona do domínio que está sendo certificado.
Há também a extensão SSL Wild Card, que é utilizada em páginas que tenham subdomínios como: sac.digital.com.br e loja.digital.com.br. Com esta extensão, os gestores pagam apenas um certificado, não sendo necessárias licenças separadas para cada um dos sites.
Fundamental, simples de contratar e com valores super acessíveis!
O SSL não é o serviço mais completo de segurança, nem tampouco fará com que a sua credibilidade perante o consumidor dê grandes saltos, na verdade ela evita que ela se perca. Mas ele é mais barato que boa parte dos demais serviços de segurança. Sendo algo de muito valor, simples de contratar e com valores acessíveis, viabilizando a contratação por qualquer tipo e tamanho de loja virtual.
Essas são algumas das principais razões para você não deixar de contratar o seu certificado digital SSL antes de começar um site na internet. Atualmente o certificado já está disponível de forma muito simples, podendo ser comprado on-line, diretamente com as principais empresas de segurança, pago no cartão de crédito e muitas vezes até em mensalidades.
Segurança é assunto sério. Quando bem administrada, traz ótimos dividendos à sua loja virtual. Por isso, faça os investimentos adequados e transmita credibilidade para os consumidores de seus produtos!
Por fim, deixe os selos de blindagem em uma área de fácil visualização na sua página. Afinal, seu cliente precisa estar seguro para comprar com você. Exiba seu selo na página principal e nas páginas de cadastro e fechamento de compra. Evite abandonos de carrinho e dores de cabeça. Garanta lucros!
Até Breve!